quarta-feira, 28 de março de 2012



GARRAFA DE COCA-COLA
ALEXANDER SAMUELSON E EARL DEAN
PARA ROOT GLASS
MATERIAL - VIDRO
DIMENSÕES 25 CM X 5,6 CM 
ANO 1915





FORMATO CURVILÍNEO FOI RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR A EMBALAGEM EM UM DOS ÍCONES MAIS CONHECIDOS DO MUNDO, E PLANEJADA PARA SER IDENTIFICADA PELO TATO.






A HISTORIA DA COCA-COLA COMEÇA NO QUINTAL DA CASA DO FARMACEUTICO AMERICANO JOHN STYTH PEMBERTON(1831-1888), NA CIDADE DE ATLANTA,EM 1886.ELE DESENVOLVIA UM XAROPE PARA CURAR DORES DE CABEÇA QUE, ACIDENTALMENTE MISTURADO COM AGUA GASOSA, RESULTOU NA BASE DO REFRIGERANTE MAIS POPULAR DE TODOS OS TEMPOS.PARA ISSO, O PRODUTO CONTOU COM UMA EMBALAGEM QUE, NAS SUAS FORMAS CURVILÍNEAS, CONSEGUIU TRADUZIR O EXOTISMO DO SABOR, NO MAIS BEM-SUCEDIDO CASO EM QUE A APRESENTAÇÃO CORRESPONDIA AO PRODUTO.
EM 1894, O AMERICANO JOSEPH A. BIEDENHARN, PROPRIETARIO DA BIEDENHARN CANDY COMPANY, FOI O PRIMEIRO A COLOCAR A COCA-COLA NUMA GARRAFA DE VIDRO.O LOGOTIPO DA MARCA É UMA CRIAÇAO DE FRANK ROBINSON, ESCRITURÁRIO NOVATO NA EMPRESA, QUE ELABOROU, COM A PRÓPRIA CALIGRAFIA, TANTO AS LETRAS COMO O PRIMEIRO SLOGAN ("DELICIOSA E REFRESCANTE"), IMPRESSOS DIRETAMENTE NO VIDRO.FOI UMA ALTERNATIVA AOS RÓTULOS DE PAPEL, QUE DIFICILMENTE PERMANECIAM FIXOS NA GARRAFA, E UM MODO DE IDENTIFICAR QUAL BEBIDA ESTAVA CONTIDA NAQUELA GARRAFA.NOS ESTADOS UNIDOS A COMERCIALIZAÇÃO DE REFRIGERANTES EM GARRAFAS COMEÇOU EM 1807.
A BEBIDA, COM SABOR DE NOZ-DE-COLA OBTIDO DE FORMA SINTÉTICA, LOGO CAIU NO GOSTO DA POPULAÇÃO. EM 1892, FORAM VENDIDOS CERCA DE 3 MILHÕES DE GARRAFAS, UM FENÔMENO SINTOMÁTICO DO CONSUMO DE MASSA E, CONSEQUENTEMENTE, DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO QUE JÁ SE APRESENTAVA COM FORÇA NOS ESTADOS UNIDOS. NAQUELA ÉPOCA, A FABRICA DA COCA-COLA AINDA ENGATINHAVA, MAS SEUS DIRIGENTES JÁ ELABORAVAM PLANOS PARA QUE O PRODUTO SE DIFERENCIASSE NO MERCADO. PARA ISSO, ERA NECESSÁRIO ABOLIR OS CONTORNOS BÁSICOS DA ORIGEM MEDIEVAL DA GARRAFA, COM AS LATERAIS RETAS.
EM 1913, HAROLD HIRSCH, ADVOGADO DA COCA-COLA, VOLTOU A RESSALTAR A NECESSIDADE DE UM NOVO MODELO DE GARRAFA, MAS NADA FOI FEITO ATÉ 1915. QUANDO FINALMENTE OS DIRIGENTES DA EMPRESA CONTATARAM INÚMEROS DESIGNERS PARA UMA EMBALAGEM ESPECIAL. AS PROPOSTAS FORAM ELABORADAS E ENVIADAS ATENDENDO AOS SEGUINTES REQUISITOS: DESIGN EXCLUSIVO, MANUSEIO SIMPLIFICADO, CUSTO COMPATÍVEL COM A PRODUÇÃO EM ESCALA E POTENCIAL DE RECONHECIMENTO IMEDIATO. O MODELO DA ROOT GLASS COMPANY, DA TERRE HAULE, INDIANA, FOI O ESCOLHIDO.NA JUSTIFICATIVA DE SEU PROJETO, A EMPRESA RESSALTOU QUE A GARRAFA ERA TAO ÚNICA QUE PODERIA SER IDENTIFICADA NO ESCURO, PELO TATO.
CHAPMAN J. ROOT, FUNDADOR E PRESIDENTE DA ROOT GLASS, ENTREGOU O PROJETO A UMA EQUIPE SUPERVISIONADA POR ALEXANDER SAMUELSON(I862-1934).O DESIGNER SUÉCO, ESPECIALIZADO EM VIDROS, CHEGARA AOS ESTADOS UNIDOS COM 20 ANOS.FOI TENTAR A VIDA EM UMA EMPRESA DE VAGÕES DE TREM DE CHICAGO, MAS VINHA DA SUÉCIA COM EXPERIÊNCIA NA INDUSTRIA DE VIDRO.NAO DEMOROU E FOI CONTRATADO POR UMA FABRICA DESSE SETOR EM ILLINOIS.EMPENHADO E AMBICIOSO, EM 1895, ELE ASSUMIU A PRESIDENCIA DA CORPORAÇÃO E, POR ISSO, CHAMOU A ATENÇÃO DOS DIRIGENTES DA ROOT GLASS COMPANY, QUE O CONVIDARAM PARA JUNTAR SE Á EQUIPE.
SAMUELSON ACEITOU.SEU GRUPO DE TRABALHO INCLUIA, AINDA, O AMERICANO EARL R. DEAN, UM FAMOSO DESIGNER DE GARRAFAS, O AUTOR T. CLYDE EDWARDS, O SECRETÁRIO ROY HURT E O FILHO DO PRESIDENTE DA ROOT, WILLIAN R. ROOT.PARA CRIAR UM ESBOÇO DA GARRAFA, CLYDE EDWARDS SE INSPIROU NA FORMA DA NOZ-DE-COLA.EARL DEAN OPNOU, E JUNTOS SUBMETERAM A IDÉIA A SAMUELSON.A PARTIR DESSA PESQUISA, EARL DEAN DESENVOLVEU UMA GARRAFA COM A PARTE CENTRAL MAIS ALARGADA QUE IA SE AFILANDO ATE A BASE.
NA ÉPOCA UM NUMERO LIMITADO DESSE MODELO CHEGOU A SER PRODUZIDO DE MODO SEMI ARTEZANAL, MAS OS EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO EM ESCALAS DE EMBALAGENS DE VIDRO ENTAO DISPONÍVEIS NAO ERAM ADEQUADOS PARA FABRICAR O FORMATO PROPOSTO PELO GRUPO DE SAMUELSON, QUE SE VIU OBRIGADO A PASSAR A GRANDE PARTE DO VERÃO REDESENHANDO A GARRAFA.
ATÉ SE CHEGAR AO MODELO DE SAMUELSON E DEAN, OUTROS CINCO FORAM DESENVOLVIDOS.AO LONGO DAS DÉCADAS, HOUVE MUITAS TENTATIVAS DE ABOCANHAR O MERCADO COM OUTRAS NOVIDADES, MAS A CLÁSSICA GARRAFA CURVILÍNIA DA ROOT GLASS COMPANY, BATIZADA DE GARRAFA CONTOUR(CONTORNO OU SILHUETA EM FRANCÊS), PREVALECEU.O FORMATO INOVADOR REPRESENTAVA BEM AS DIRETRIZES DO DESIGN AMERICANO DA ÉPOCA, QUE TINHA COMO BASE O STREAMLINE, TERMO USADO PARA DEFINIR A APLICAÇÃO DA AERODINÂMICA POR MEIO DAS FORMAS ARREDONDADAS.COM ACABAMENTO SUAVE EM FORMA DE LÁGRIMA, BUSCAVA-SE DIMINUIR A RESISTÊNCIA DO AR.TAMBEM APRESENTAVA CERTA FEMINILIDADE, MOTIVO QUE FEZ A GARRAFA DE COCA-COLA SER, NOS ANOS 1920, POPULARMENTE CHAMADA DE MAE WEST, UMA ALUSÃO Á ATRIZ DE TEATRO E CINEMA AMERICANO QUE TAMBEM ERA FAMOSA PELAS FORMAS SENSUAIS DE SEU CORPO.
A PATENTE DA CONTOUR FOI REGISTRADA EM NOME DE ALEXANDER SAMUELSON, EM 16 DE NOVEMBRO DE 1915, E O MODELA DA GARRAFA DE 237ML SÓ COMEÇOU A SER COMERCIALIZADO EM DEZEMBRO DE 1916, UM ANO ANTES DA ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS NA PRIMEIRA GUERRA.A GARRAFA DA COCA-COLA FOI UM DOS PRIMEIROS RECIPIENTES DE VIDRO A SER PATENTEADO APENAS POR SUA FORMA DISTINTA.O DESIGN GANHOU UMA NOVA PATENTE EM 25 DE DEZEMBRO DE 1923, QUE EXPIROU EM 24 DE DZEMBRO DE 1937.
ENTRE 1951 E 1960, A GARRAFA PASSOU A SER PROJETADA PELA LEI DE DIREITOS COMUNS COMO O SIMBOLO DE IDENTIFICAÇAO DA COCA-COLA.EM 1960, O DEPARTAMENTO AMERICANO DE PATENTES CONCEDEU Á GARRAFA O STATUS LEGAL DE "MARCA REGISTRADA", DISTINÇAO CONFERIDA A POUCAS EMBALAGENS.
DE FATO A EMPRESA ESTAVA CERTA SOBRE O MODELO CURVILÍNEO - TAMBEM CHAMADO DE HOBBLESKIRT BOTTLE  - QUE, SIMILAR AS SAIAS LONGAS E MAIS JUSTAS NA ALTURA DOS JOELHOS MUITO POPULARES ENTRE 1910 E 1914, SE TORNOU UM DOS OBJETOS MAIS CONHECIDOS DO MUNDO.
COM O PASSAR DO TEMPO, SURGIRAM MODELOS DE ALUMINIO E DE PLÁSTICO, QUE MANTIVERAM A CURVATURA DO MODELO ORIGINAL.AINDA ASSIM, A COCA-COLA NAO ABANDONOU A TRADICIONAL GARRAFA DE VIDRO QUE, JÁ FAZ TEMPO, É UM ITEM BASTANTE DISPUTADO POR COLECIONADORES.










 A EVOLUÇÃO DAS GARRAFAS DO REFRIGERANTE.LINHAS INSPIRADAS NAS 
CURVAS DO CORPO FEMININO PROPRICIARAM A REVOLUÇÃO DO DESIGN.






OBRA POP ART DE ANDY WARHOL        ARTISTA PLÁSTICO AMERICANO        (GREEN COCA-COLA BOTTLES, 1962)







PESQUISA:REVISTA BRAVO ESPECIAL 100 OBJETOS ESSENCIAIS DO DESIGN MUNDIAL  /   2008 PAG 12-14.

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