quinta-feira, 29 de março de 2012

Pierre Levy Filósofo.
Comentários de uma entrevista dada para o jornalista Florestan Fernandes Junior.

Bloco I

A Internete e a Revolução.

Pierre foi um dos primeiros a perceber as modificações sociais que estavam ocorrendo com a popularizações dos computadores.
Para Ele o computados é como uma inteligencia artificial, como um cérebro eletrônico.Mas com o passar do tempo ele percebeu que sobretudo a informática nada mais era que uma inteligencia humana aumentada e transformada.
A maioria da sociedade pensa que a Internete é a revolução, mas a verdade é que a resolução é o desenvolvimento da Internete.Vejam o  motivo, deste pensamento.
No começo dos anos 70 os computadores eram usados somente por grandes empresas e pesquisadores, quando se diziam que, agora vamos fazer computadores para todo mundo, ninguém acreditava. Por que só o computador não seria nada interessante, fai ai que começaram a desenvolver os programas Sociais, programas de Desenhos e etc...
A Internete foi desenvolvida pelo Exercito Americano e as pessoas que tiveram acesso a ela se apaixonaram por esta forma de comunicação. Na verdade a própria sociedade estava inventando  este novo modo de comunicar.
Podemos dizer que a internete é um movimento de jovens que sobretudo interessados em experimentar novas formas de comunicação, foram criando esta rede de milhares de computadores interligados e interconectados uns com os outros.



Bloco II

Tecnologia, Rapidez e Evolução :

Normalmente as pessoas veêm as tecnologias como algo que se chocam contra nós, abalando nosso cotidiano.Segundo Pierri Levy, quando  fala de tecnologia, é como se algo influienciasse a´ sociedade e tivesse que suportar a esta  realidade . Que a tecnologia é somente uma transformação da memória, um desenvolvimento humano que se transforma, pois os seres humanos estão constantemente redefinidos a essas mil maneiras diferentes de transformar, Ex. inventam novas linguagem, novas religiões... isso também é uma maneira de transformação do mundo humano.
Portanto eu creio que é isso que temos a fazer conscientizar que na realidade, nos estamos vivendo uma modificação do que é ser  humano.E isso da um certo medo.
Hoje as pessoas se perguntam será que com o tempo as tarefas cotidianas serão feitas sem sair de casa?  Ex: Ir ao supermercado, trabalhos e até atividades culturais, lazer etc ...
Será que a telecomunicação vão simplesmente substituir os deslocamentos fisicos e os contatos diretos?
Acho um erro de perspectiva colocar o deslocamento físico o transporte e o contato direto de um lado e a comunicação e a informação de outro lado, porque na verdade estamos interligados materias e virtuais.
Vejam os automóveis e o telefone foram inventados na mesma época e no entanto os dois se desenvolveram iguais. Por isso os dois movimentos são paralelos, não há oposição entre eles .
Esta história de pessoas que não sai de casa porque possui tecnologia de ultima geração em casa  é minoria, eu diria que corresponde a mas um produto de imaginação das tecnologias de comunicação do que uma visão real.


Bloco III

Experiencia Genética a Sociedade participa do debate, ou a discussão é somente de especialistas?

Olha a sociedade, deveria sim discutir democraticamente estes tipos de problemas, por motivos religiosos éticos, politicos etc...e vendo desta maneira não ha porque deixar a população de fora disso tudo.
Mas por outro lado colocarmos as pesquisas cientificas sob controle juridico, é certo que as pesquisar não poderá avançar livremente e privariamos de descobertas que poderiam ser extremamente importantes para a humanidade, então a duas opções entre as quais eu fico dividido e não acredito que haja uma resposta simples, mas acredito que pesquisadores preferem não estar sob as luzes dos holofotes, para poder desenvolverem tranquilamente suas pesquisas.

Computadores e Tecnologias.

Hoje em dia podemos dizer que computadores não existem,o que existe é na verdade embalagens, para quem  entende existem Chips, placas, modens para serem aumentados; mas o mercado tecnologico, se for vermos quase nos obriga a mudar de aparelho a cada 6 meses, pois inventam novos modelos, formas e cores, isso sera uma evoluçao continua e permanente.e cabe a nos não cair neste consumismo desenfreado, tudo que é materia, tudo que é tecnico, e ecomonico, intelectual, informal e independente, ou seja não pode ser econômico.


Bloco IIII

Democracia na Comunicação:


Não existe democracia sem comunicação livre, se não houvesse imprensa, os jornais não existiriam,e assim por diante
Podemos notar que a democracia caminha sempre ao lado de uma liberdade de expressão e comunicação.
A Internete é uma forma muito mas democrática do que a  imprensa ( midia), pois na internete temos a liberdade de dar opiniões e publicar bem mais rapído o que pensamos.
Então muita gente questiona se sou otimista em relação aos efeitos tecnologicos, e respondo, Sim, sou otimista, porque considero que ser otimista é ter atitudes e saber exigir .Pessimistas dizem; não vai dar certo
e acabou, sem nem uma resposabilidade.
Agora os otimistas se analizarmos, é dar conta do que vc acreditou e apoiou, otimismo é ter ação naquilo que vc acredita.

A DOR

Se existisse outro caminho, ao invés de fugir de alguma dor, tenho certeza que qualquer seguiria.
 Mas  experimentar este sofrimento: talves não seja assim tão dificil, porque se sofrermos por algum motivo é porque  somos sensíveis.
Nós estamos vivendo tempos de fugir dos sofrimentos das frustrações e estamos indo em direção a agressividade, a irritação.
Talvez existisse um outro caminho que seria Experimentar.
A dor acompanha a senssibilidade.Estamos sempre vestidos de couraça para não sentirmosesta tão famosa dor.
Talvez se nos permitissemos a esta dor, aceitariamos melhor o sofrimento.
Enfim temos que evitar figir só assim paramos de ter medos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário