segunda-feira, 16 de abril de 2012

FELTRO EMPRESTA TEXTURA A MÓVEIS E OBJETOS


Estava mais do que na hora de os designers explorarem e transformarem as características do feltro – isolamento termoacústico, maleabilidade, toque macio – em produtos mais bacanas, com bom uso dessas vantagens, aliando design de ponta e funcionalidade. Pode parecer tarefa difícil, já que o feltro é um material plano, associado à família dos tecidos. Mas, dependendo de sua espessura e da maneira como é manipulado, o resultado é surpreendente e revela sua versatilidade.




Poltrona Pod, de Benjamin Hubert para De Vorm
A concha que acomoda as almofadas de assento e encosto é composta por várias camadas de feltro sobrepostas e prensadas. Lançada durante a última edição da semana do design em Milão, a matéria-prima da peça é ecologicamente correta, feita a partir de garrafas PET.



Linha Coiling, do estúdio Raw Edges para a Galeria FAT
O casal Yael Mer e Shay Alkalay foi um dos primeiros a experimentar o material de forma inovadora. As peças que compõem a linha Coiling saem de uma tira de feltro enrolada tridimensionalmente. Com o volume formado, um dos lados recebe uma demão de silicone, reforçando a estrutura.



Linha Felt and Gravity, de Amy Hunting
Amy Hunting usou a gravidade como elemento fundamental para construir a linha Felt&Gravity. As prateleiras de feltro ficam penduradas na estrutura de madeira, e tomam forma graças ao peso das peças que são apoiadas nelas.



Felted, de Dana Bachar
A israelense Dana Bachar transformou o feltro em luminária, brincando com proporções e cores. O material reveste uma estrutura de arame, responsável pelos formatos arrendondados.




Poltrona Spook, de Iskos-Berlin para Blå Station
A poltrona Spook é feita de nada mais que um pedaço inteiro de feltro: não há estrutura ou qualquer suporte escondido por baixo. A rigidez da forma acontece graças ao processo produtivo – o feltro é prensado –, o que também possibilita que cada peça tenha um drapeado diferente. É o material quem dita o resultado estético, e não o inverso.



Organizador No Se Haga Bolas, do estúdio Masiosare
Solução simples para organizar a mesa do escritório: o estúdio Masiosare dobrou uma folha de feltro diversas vezes até chegar em um formato funcional e estruturado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário