terça-feira, 17 de abril de 2012

 30 idéias para melhorar o quarto


Eles são lindos e confortáveis, mas as aspirações não param por aí. Independentemente da área disponível, os moradores querem no ambiente camas grandes, cabeceiras estofadas para ler ou ver TV e, quando dá, banheiros e closets integrados. Inspire-se nestas 30 idéias de decoração, e transforme o seu espaço pessoal num refúgio delicioso.




Brinque com os criados mudos. Foi isso que fez a arquiteta Márcia Coelho. 1. A cômoda espelhada (Raridade) se contrapõe à mesinha amarelha dos anos 1960 (Micasa). O papel de parede é da Wallpaper, o jogo de cama da Trussardi, travesseiros e saia da Blue Gardenia.


2. Recicle móveis. O guarda-roupa antigo foi lixado e pintado.


3. Novos usos. A escada de bambu sustenta com graça as toalhas. De quebra, aquece a área do boxe, composta de materiais frios, como mármore, vidro (Seeglass) e metais (chuveiros da Deca, misturadores da Fabrimar). 4. Esconda os fios. Pelo tubo de aço (execução da Detalhe) passa a fiação do aparelho de DVD e da TV, que pode se voltar para qualquer direção.


5. Renove a cabeceira. O arquiteto Antônio Gomes Júnior revestiu a cabeceira estofada com linho rústico do Empório Beraldin (confecção da Tre-Uni III). "Quando cansarem, é só trocar o tecido", diz. 6. Dê toques de cor na roupa de cama. O quarto é praticamente monocromático - bege e branco. Como a cliente pediu cores, elas entraram no enxoval e nas almofadas (Trousseau), que sempre podem mudar.


7. Invente nichos. O nicho, que surgiu com a reforma, ganhou prateleiras e revestimento de folhas de linheiro (execução da Fenarte). Luzes embutidas nele permitem criar uma iluminação suave para assistir a filmes.


8. Inspire-se no oriente. O designer de interiores Fábio Galeazzo atendeu o pedido da moradora e deu ares japoneses ao ambiente. Na entrada do quarto, um varão de bambu sustenta bandeirinhas japonesas que, segundo a tradição, têm o poder de barrar as energias negativas. 9. Use tatames. Eles dão conforto ao quarto e podem, até, substituir tapetes. Estes foram encomendados no bairro da Liberdade, em São Paulo.


10. Inove nas cortinas. Quem disse que elas precisam ser tradicionais? Como aqui, a tônica era a inspiração japonesa, as cortinas, executadas por Marília Caetano, foram criadas para combinar com os tatames, bem enxutas e com detalhes que você encontra baratinho em ruas como a 25 de março, em São Paulo. As cortinas têm inspiração nos tatames (execução de Marília Caetano). 11. Pinte as paredes. O tom azulado da parede traz tranqüilidade (Coral, referência 7659*, na Império das Tintas). 12. Enfeite a cabeceira Um painel de tatame enfeita a cabeceira da cama, que tem um vão em sua base, onde a moradora pode apoiar livros (execução da L.A. Marcenaria).


Crie um canto de leitura. Os arquitetos Ricardo Miura e Carla Yasuda derrubaram as paredes e ampliaram o quarto. Para o canto especial, desenharam este móvel, que tem em sua base gavetões para guardar sapatos. A execução foi de Alline Móveis.


Esse é outro ângulo do quarto reformado e redecorado por Carla Yasuda e Ricardo Miura, que você viu na foto anterior. Repare como a integração com o banheiro é total.


14. Madeira na parede. Em vez de cabeceira, os arquitetos Ricardo Miura e Carla Yasuda Em vez de cabeceira, os arquitetos criaram um painel de cumaru revestindo toda a parede atrás da cama. Luminárias articuladas da Dominici.. Na cama, lençóis Trousseau, manda da esher Giobbi, almofadas da Conceito Firma Casa e do Empório Beraldin. 15. Invente uma penteadeira moderna. A moça ganhou uma penteadeira. Ela funciona como uma caixa, com separadores para guardar bijuterias. Quando a tampa é aberta, surge um espelho. Tapete da By Kamy.


16. Ganhe acolhimento com painel. Neste quarto, o arquiteto Bernard Leroux uniu o quarto principal e o de hóspede para ganhar área e conforto. O painel de carvalho-americano (Marcenaria D’Antones) traz unidade para a área íntima (é o mesmo material usado em nichos e gavetas) e garante o acolhimento.


Menos paredes, mais espaço. No quarto que você viu nas fotos anteriores, a reforma, com demolição de paredes foi fundamental. Veja como é ficou a distribuição dos móveis.



17. Invista numa super cama. A cama da Auping é uma atração à parte: toda motorizada, ela pode ficar em diversas posições. Além disso, vem com criados-mudos e luminárias acoplados. 18. Invista também na iluminação. Mais comodidade: balizadores no piso indicam o caminho sem precisar acender a luz.


19. Inclua obras de arte na sua vida. As esculturas de cerâmica da artista Norma Grinberg são delicadas, pois a idéia aqui é desacelerar. Lençóis e travesseiros da Auping.


20. Brinque com os abajures. Mesmo seguindo os princípios da simetria, as decoradoras Flávia Brito e Rebeca Morin optaram por abajures diferentes (ambos da Simone Figueiredo Luz) para criar um ponto de atenção no quarto. 21.  Escolha um tapete confortável. O tapete (Avanti) demarca a área da cama e oferece uma superfície macia e quentinha para o casal pisar descalço. 


Espaços mais práticos. No quarto que você viu nas fotos anteriores, o arquiteto Bernard Leroux demarca a área de dormir com o piso de tacão de amêndola da Master Pisos. No restante, o revestimento é Silestone branco.


22. Ouse nas estampas. A estampa da cortina reforça o estilo clássico romântico do ambiente. O tecido da Miranda Green é importado. 23. Escolha algum móvel clássico. Mais clássica, impossível: a papeleira antiga de pinho-de-riga (Ana Luiza Wawelberg) abriga documentos e outros objetos pessoais.


24. Compre uma cômoda. Mesmo com pouco espaço e uma cama grande, as aquitetas Raquel Melo e Camila Caló colocaram uma cômoda de 30 cm de profundidade em frente ao móvel. Ela apóia livros, DVDs e aparelho de som. Sobre o móvel, fica a TV de LCD, que tem a fiação oculta por um painel (execução da Arte Viva).


25. Use textura desta parede traz cor para o quarto, que tem uma base neutra. O tom é Fendhi (Durite, ref. 1008*, da Duriplast). 26. Suspenda o criado mudo. As mesinhas-de-cabeceira, de madeira ebanizada, se resumem a duas gavetas, fixadas uma sobre a outra no painel da cabeceira. Arandelas da Puntoluce.


27. Exponha suas fotos. Para apoiar fotografias, a moradora encomendou uma cabeceira (Móveis e Decorações Donizete).28. Conheça o cobre-leito. Nem colcha nem manta. O cobre-leito tem o tamanho exato do colchão. A almofada que ocupa a largura da cama também é uma inovação (ambos da Decorações Spina, com tecidos da Regatta). Saia da Avelós.29. Opte por piso de demolição. O piso de peroba de demolição (Aroeira) era um desejo: "Além de lindo, é uma delícia de pisar descalça".


30. Mostre suas coleções no canto de trabalho, livros e objetos que a moradora adora - a caixinha com brinquedos antigos é uma paixão. Cadeira da Forma.


Quando quer saber de tudo que está acontecendo na casa, a moradora abre as portas de correr do quarto e assim tem uma visão geral. A varanda liga o quarto aos outros cômodos da casa: "Assim que levanto, passo por ali e logo já estou na sala e na cozinha".




Nenhum comentário:

Postar um comentário